The Pixel Painter – O ‘avô do paint’

Não. Este post não é para falar sobre os antepassados do Paint. Longe disso. Na verdade, é para falar sobre Hal Lasko, um artista gráfico norte-americano de 98 anos (completados no ultimo dia 28). Era o mais velho de oito irmãos (O.O) e logo que iniciou sua carreira como designer gráfico, foi chamado para servir na II Guerra Mundial, desenhando mapas para coordenar ataques de bombardeios. Após a guerra, começou a trabalhar com tipografias, na época em que era tudo feito à mão.

Grandpa (vovô), como ele diz ser chamado, ganhou da sua família, há 15 anos, um computador, onde conheceu o Paint, programa de desenho da Microsoft, apresentado a ele pelo seu neto, e hoje Hal passa cerca de 10h por dia fazendo suas ilustrações. Desde criança, passava horas desenhando casas, arvores etc. e hoje, seu trabalho é um misto de Pontilhismo e Arte 8-Bit.

O ‘vovô’ sofre de degeneração macular, problema que afeta o centro de sua visão, sendo assim, utiliza o zoom do Paint de forma positiva, facilitando o seu trabalho, que é realizado pacientemente. O seu primeiro trabalho, por exemplo, levou cerca de dois anos para ficar pronto. É esse desenho de um alce, logo abaixo.

ku-xlarge-02-620x346Algumas imagens de seus trabalhos:

ku-xlarge-1-620x347

C88E59289DEA0E62BFCA1C2634328

followthecolours-hal-lasko-06Grandpa diz que somente após se aposentar é que pode se dedicar à pintura, como achava que deveria. E ele Fe isso usando o software gráfico mais menosprezado que já existiu (e eu mal consigo fazer um circulo decente à mão livre). No documentário editado pelo seu neto, The Pixel Painter, Grandpa e sua família contam a sua historia e ainda fica explicito a emoção dele ai inaugurar sua primeira exposição em Ohio, EUA.

Link do Vímeo

Para conhecer e/ou comprar outras obras de Hal Lasko, é só clicar aqui. Para ver os detalhes da imagem (que são impressionantes) tente ver na função zoom, disponível no site, é realmente surpreendente. O vovô é a prova de que a ferramenta que você usa não mais importante que o talento e a paciencia que você tem para realizar o seu trabalho.

Beijos,

Maiara

Post anterior
Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Que legal isso! Me convence rapidinho a seguir esse Blog com um post legal desses!
    Descobrindo o “Brasil” aqui, parecendo criança! Seguindo…
    Dá um pulinho la no meu blog pra ver o que você acha! 😉
    Beijinhos e obrigada pelas dicas!

    Responder
  2. Caramba, nunca pensei que no Paint daria para fazer esse tipo de Imagem, acabei de conhecer seu blog… vou dar uma bisbilhotada por ai, com licença.

    Responder
  3. paranoiasnfm

     /  11/08/2013

    Reblogged this on Paranóias and commented:
    Adicione suas ideias aqui… (opcional)

    Responder
  4. paranoiasnfm

     /  11/08/2013

    Fantástico! 🙂
    Com uma ferramenta tão “fraquinha” conseguem fazer-se grandes trabalhos! 🙂
    Obrigado, vou partilhar.

    Beijinhos

    Responder

Deixe um comentário